top of page
Foto do escritorMARCELO COSTA BRAGA

CARREATA - IMPEACHMENT BOLSONARO

RESUMO DO ATO No dia 23/01/2021, foi convocada à nível nacional a carreata Fora Bolsonaro, uma mobilização de diversos grupos políticos em repúdio à maneira que Jair Messias Bolsonaro, Presidente da República, vem conduzindo sua administração desde o início de seu mandato. No que diz ao enfrentamento da pandemia mundial, devido ao negacionismo do Coronavírus e diversos ataques infundados à veículos de comunicação e profissionais da saúde, Bolsonaro vem acirrando os ânimos da população e opositores. A resposta aos graves indícios de corrupção envolvendo sua família também culminaram para que fossem convocadas as primeira carreatas de 2021, num ato pedindo o Impeachment do presidente, à nível nacional. Com pressão também sobre temas como a "Vacina Já", valorização do Sistema Único de Saúde (SUS) e diversos temas sindicais, a manifestação teve adesão de aproximadamente mil automóveis que se deslocaram por algumas das principais ruas do Rio de Janeiro. Além dos automóveis, ciclistas acompanharam o trajeto. Na sequência, alguns registros que fiz da manifestação pacífica que aconteceu no Rio de Janeiro. A concentração foi marcada na praça do monumento Zumbi dos Palmares, localizada na Avenida Presidente Vargas, principal avenida do centro da cidade do Rio de Janeiro, e depois se deslocou pela radial oeste, passando pela faculdade UERJ, onde o carro de som, que conduzia a carreata, enalteceu a importância da faculdade na luta pelos direitos democráticos e por seu posicionamento diante à todos os desmontes feitos pelo governo federal. "A UERJ RESISTE" clamavam ao microfone os agitadores políticos que faziam do carro de som de palanque. Após uma rápida passagem pela ERJ, a carreata seguiu em direção à Central do Brasil, onde por alguns minutos estacionou e militaram aos que ali estavam. Dando sequência para o encerramento do ato, a carreata seguiu até o monumento Estácio de Sá, localizado no aterro do Flamengo, onde ali, após os agradecimentos aos apoiadores, por parte do comitê organizador, a Policia Militar do RJ, solicitou a dispersão da manifestação, que fora controlada sem maiores problemas.

 

FOTOGRAFIAS

Após um longo período de quase 01 ano sem fazer uma pauta popular, por conta de diversos fatores importantes e necessários ao afastamento, enfim, pude ir ao ato. Como de costume, fui por conta própria para poder ter maior liberdade para entender o que estaria fotografando. Foi a primeira vez que fotografei uma carreata, e fiz isso a pé a maior parte do tempo. Pegando caronas com pessoas improváveis algumas vezes, para poder chegar aos pontos estratégicos da manifestação. Por achar que fotografar centenas de carros juntos seria monótono, apesar de ser essa a principal pauta do dia, optei por me concentrar nas pessoas que ali estavam, dentro dos veículos, pleno verão carioca onde o sol castigava cada vez mais, ainda mais pelo horário de concentração sendo as 10h da manha, no centro do RJ, onde é raro um refresco à sombra.

A dificuldade de fotografar uma carreata ao sol massacrante do Rio de Janeiro é grande. Por ter que se deslocar por distancias longas para poder tentar cobrir diversas reivindicações, e a diferença de luz interna dos carros é absurda ao se comparar à intensidade de luz fora dos automóveis. Talvez numa próxima carreata, eu tenha que fazer um investimento maior para cobrir a pauta, contratando um profissional habilitado e com agilidade que possa conduzir uma moto ao longo do trajeto. Na sequência, seguem alguns dos registros da manifestação. Marcelo Costa Braga Rio de Janeiro, 24/01/2021

 

REGISTROS FOTOGRÁFICOS


Para ampliar as fotografias, basta clicar na fotografia desejada. Lembrando que é expressamente proibido a utilização das fotografias sem que haja um acordo comigo.




21 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page