AJUDE A RECUPERAR O EQUIPAMENTO FOTOGRÁFICO QUE ME FOI ROUBADO
DEPOIMENTO
CHAMADA PARA A CAMPANHA
DEPOIMENTO DO ARTISTA E AMIGO AIRÁ O CRESPO LOGO APÓS O OCORRIDO:
O PROJETO QUE ESTAVA EM ANDAMENTO
Projeto: INCIDENTES
Artista: Airá O Crespo
Rede social do artista: https://www.instagram.com/airaocrespo/
O Projeto: Vídeo registro da primeira ação de graffiti “Incidentes” que busca chamar atenção, através da arte, para temas relevantes do cotidiano da cidade e inspirar os cidadãos a ação.
Link com depoimento do artista Airá O Crespo sobre o projeto:
https://www.instagram.com/p/CFvLHWvJ22s/
Vídeo registro da primeira ação de graffiti “Incidentes” que busca chamar atenção, através da arte, para temas relevantes do cotidiano da cidade e inspirar os cidadãos a ação.
Olá.
Essa campanha tem como objetivo amenizar os impactos que sofri ao ser assaltado e ter perdido grande parte do meu material fotográfico de trabalho. Explicarei nesse projeto a importância de contar com o apoio dos colaboradores, além de mostrar que há diversas maneiras de colaborar com a campanha, inclusive, com possibilidades de uma retribuição através de "recompensas", como forma de agradecimento pela sua empatia solidária.
Me chamo Marcelo Costa Braga e trabalho com fotografia desde 2006. Ao decorrer de 14 anos de profissão, hoje, não limito mais meu trabalho à apenas fotografar. Para contar estórias, utilizo também os recursos de video.
Para conferir um pouco mais de meu trabalho, indico que acesse meu site pessoal contendo boa parte do meu portfólio: https://www.marcelocostabraga.com/ Ao longo desses anos de carreira, busco cada vez mais a atuação dando voz a narrativas de ancestralidade, povos originários e causas sociais. Para que eu possa desenvolver esse trabalho, é de fundamental importância que eu possua comigo meu material próprio de trabalho, pois na maioria das vezes, meu trabalho me leva a estar em locais de condições extremas para poder registrar o assunto em questão.
Se você chegou até esse canal, gostaria de te agradecer pela atenção!
Pode deixar, que a seguir, eu te falo o motivo disso tudo.
No domingo do dia 27 de Setembro de 2020, tive grande parte do meu equipamento fotográfico roubado.
Enquanto trabalhava juntamente do grande artista plástico Airá O Crespo, covardemente fomos surpreendido por um motociclista que imediatamente nos roubou o equipamento que utilizávamos para documentar o trabalho que estávamos desenvolvendo. Nada pudemos fazer, além de na hora, ficar em choque pelo ocorrido.
O projeto em que trabalhávamos foi idealizado pelo artista plástico Airá o Crespo, e decidimos juntar forças para criar um mini documentário sobre o tema.
O projeto se baseia em ações artísticas que tenta sensibilizar e conscientizar os cidadãos, através da arte, buscando despertar a atenção das pessoas para os problemas da cidade e do cotidiano mostrando a importância da participação direta da população, pois vivemos uma crise significativa de cidadania.
O trabalho indica a sensibilização através da arte, inspirando as pessoas a ter um protagonismo cidadão e assim construir pela coletividade uma cidade com uma qualidade de vida melhor para todos. O projeto mostra também a importância da escolha do voto, uma vez que a cidade do Rio de Janeiro passa por uma grave crise de representatividade, tendo diversos chefes de estado presos ou com problemas judiciais, assim sendo, a arte, serve como um carinho, até mesmo de embelezamento da cidade, além de inspirar as pessoas a ter uma visão mais participativa.
Esse projeto, visa espalhar murais de grafite produzidos em pontos estratégicos da cidade do Rio de Janeiro. Todos os painéis são produzidos pelo Airá o Crespo, que retrata mulheres negras como protagonistas da história, enaltecendo o valor da mulher negra, acreditando que as mulheres negras são as mais capazes de fazer um trabalho realmente digno, qualificado e humano, por tudo que elas estão representando na sociedade, assumindo a vanguarda em diversas frentes, liderando as lutas sociais e ainda superando os boicotes e as violências que sofrem. O projeto é na verdade um grito, para olharmos para elas com atenção.
A intenção inicial era de documentar através de filmagens todas as ações desde o início, criando uma narrativa importante de documentação histórica do processo criativo do artista, além de criar a reflexão do tema.
Infelizmente, no momento, a captação das imagens para a produção do mini documentário teve que ser interrompida pelo prejuízo do assalto sofrido.
O assalto, não fosse um fato isolado, já seria um prejuízo absurdo. Foram levados nesse roubo: câmera, lente, tripé, bateria, cartão de memória e "grip" de bateria (dispositivo que permite colocar bateria extra na câmera), além de todas as imagens capturadas nesse dia de gravação.
Como disse; não fosse um fato isolado por si só, já seria um prejuízo enorme e dificilmente conseguiria me reerguer tão logo. O que agrava demais a situação é o fato desse assalto ter sido o DÉCIMO no curto espaço de 03 anos. Tive inclusive todo meu equipamento roubado dentro de minha casa, certa vez, o que me impossibilitou de trabalhar com material próprio por aproximadamente 01 ano, até conseguir juntar dinheiro para comprar novos equipamentos. Por já ter passado por essa situação desastrosa anteriormente, sei que é impossível progredir profissionalmente sem ter equipamento. Esse vazio, gera um atraso irreversível tanto na carreira, quanto na vida pessoal, onde é preciso fortalecer demais o lado emocional. Soma-se ao fato de ter ficado quase 01 ANO completo sem poder trabalhar devido a outro roubo de equipamento, a chegada da pandemia COVID-19 fez praticamente o mercado artístico da fotografia e videografia desaparecer. Assim sendo, para quem trabalha com produções independentes e autorais, a situação econômica está muito difícil.
Além de todas as dificuldades relatadas até aqui, hoje, tenho a responsabilidade de um filho e um enteado para orientar na formação dessas crianças.
Por que estou dizendo isso? A minha única resposta é: ESPERANÇA.
Apesar de estar bem fisicamente, graças a uma força maior, nada físico de fato, me aconteceu em nenhuma dessas 10 vezes que fui roubado. Apesar de em três oportunidades ter tido uma arma apontada contra a cabeça com ameaças de morte e uma vez que fui obrigado a me jogar de um carro em movimento, sobre a ameaça de "se não quiser morrer, pula do carro".
O trauma fica. Machuca e dói. Faz pensar, onde foi parar a humanidade. Quais os valores que levam alguém a praticar tamanho ato de covardia para com outro ser humano.
Apesar do trauma, a vida segue.
Meu pedido é para me ajudarem a conseguir me estruturar novamente, para assim, continuar trabalhando e buscando evoluir a narrativa através da troca direta que tenho com as pautas abordadas.
Peço à quem puder colaborar, que considere esse fato com muito amor no coração. Saiba que com sua ajuda, poderei chegar cada vez mais perto de conseguir reparar o prejuízo enorme que tive ao ser assaltado. Dessa vez, somando o material que me foi roubado, passa dos R$20.000,00 (Vinte mil reais).
Busco através dessa campanha conseguir ao menos amenizar esse valor, para continuar com minha carreira que há 14 anos, luto através da minha dedicação de vida, para dar voz à cultura, aos povos originários e ancestrais, além de dar voz ao povo e pautas sociais, tendo também dedicado anos de minha vida à ajudar diversas instituições não governamentais, com meu trabalho voluntário para ajudar pessoas em situação de vulnerabilidade.
Para quem se interessar nessa campanha, agradeço demais pela participação. Qualquer quantia (grande ou pequena) que você puder doar vai ajudar muito a me reestruturar e seguir adiante.
A seguir, mostrarei as etapas que serão fundamentais para conseguirmos juntos, superar esse obstáculo. Para entender melhor a urgência dessa campanha, separei a meta final em algumas etapas, que listo a seguir:
ETAPA 01
CÂMERA
MODELO: Nikon D750 DSLR Camera
LINK para conferimento de valor CLIQUE AQUI
A etapa 01 do projeto talvez seja a etapa de maior precisão.
Nessa etapa, o objetivo principal seria conseguir levantar verba suficiente para conseguir comprar uma nova câmera. Tendo essa câmera, seria um passo enorme para eu conseguir voltar a trabalhar para também ajudar a arrecadar verba para conseguir por completo o equipamento roubado. Tendo a câmera, conseguiria abrir mais possibilidades de captação de recursos!
Essa câmera, seria a D750 da Nikon .
Porque essa câmera? É o modelo que venho usando desde 2015, tendo já desenvolvido raciocínio e entendimento mecânico e técnico para melhor utilizar os recursos oferecidos por esse modelo. Para quem se perguntar o que isso significa, deixa eu ajudar: Toda imagem feita, parte de uma linguagem desenvolvida por cada artista. Cada um de nós enxerga os fatos de uma maneira única. Para criar minhas narrativas fotográficas e videográficas, estudei diversos modelos de câmera, chegando na Nikon D750 como o modelo que mais se alinha às minhas narrativas, e isso, para quem trabalha com arte, é fundamental para ter um fluxo de trabalho produtivo, sem ter que perder momentos importantíssimos da pauta, por estar tentando entender o funcionamento de um equipamento.
Além do mais, essa câmera oferece recursos para filmar, além de fotografar.
Conseguindo atingir a primeira etapa, dentro da meta total do projeto, direcionarei a campanha para a segunda etapa.
ETAPA 02
LENTE
MODELO: Nikon AF-S NIKKOR 50mm f/1.4G Lens
LINK para conferimento de valor CLIQUE AQUI
Nessa segunda etapa, concentrarei a campanha para conseguirmos juntos arrecadar verba suficiente para adquirir uma lente Nikon 50mm f 1:4 . Esse modelo de lente é o mesmo que me foi roubado. Para quem acompanha meu trabalho, percebe que faço muitos retratos e detalhes pontuais. Para conseguir o melhor resultado, a lente 50mm f1.4. É uma lente de extrema qualidade e com resposta muito rápida , dispondo de diversos pontos focais que agilizam o entendimento entre a lente e a câmera.
Para quem entende de fotografia/videografia, sabe que lentes em si, são investimentos fundamentais para uma imagem de alta qualidade. Cada lente dá uma direção ao olhar de forma única. Sendo assim, o foco da segunda etapa é concentrar esforços para conseguirmos chegar com o valor para a compra dessa lente acima descrita.
Conseguindo concluir a segunda etapa, abriria em MUITO as possibilidades de trabalho, pois teria recuperado até então, a câmera (ETAPA 01) e a lente (ETAPA 02).
A partir do sucesso da segunda etapa, seguiremos para a etapa 03.
ETAPA 03
TRIPÉ
MODELO: Manfrotto MK290XTA3-3WUS 290 Xtra Aluminum Tripod with 804 3-Way Pan/Tilt Head
LINK para conferimento de valor CLIQUE AQUI
Nessa terceira etapa, seria de fundamental importância mostrar a relevância de conseguirmos juntos arrecadar verba suficiente para investirmos na aquisição de um Tripé, uma vez que o que eu possuía foi roubado.
Para meu trabalho, utilizo MUITO o tripé. Tanto para estabilização de imagens para videos, quanto fotografias sequenciais em stop motion, time lapse, entre outras narrativas artísticas que somente com a utilização de um tripé seria possível.
Infelizmente, não é todo tripé que atende todas as funções. Sendo assim, temos que considerar o investimento neste específico modelo, pois esse modelo, é bastante articulado e dá uma base firme considerando que utilizo sempre a câmera fotográfica com um "grip" de bateria inserido, aumentando consideravelmente o tamanho e o peso do equipamento.
Como trabalho a maioria do tempo em situações inusitadas e muitas vezes de difícil acesso tanto por conta da aceitação de um profissional da imagem no local, e até mesmo pela geografia do local, o tripé que carrego comigo, precisa ser feito com um material leve, que permita uma articulação específica para poder nivelar bem com os mais diversos tipos de solo, terreno e outros fatores.
Além da leveza e da resistência do material, é preciso que o tripé seja discreto em seu cumprimento, quando "fechado". Assim facilita o transporte do mesmo, juntamente à mochila de trabalho. Acredito que mostrando um pouco da relevância de resgatar a possibilidade de ter novamente um tripé, conseguiremos juntos atingir mais essa etapa dentre tantas do nosso objetivo final com essa campanha.
ETAPA 04
GRIP, BATERIA E CARTÃO DE MEMÓRIA.
MODELOS:
GRIP: Nikon MB-D16 Multi Battery Power Pack
LINK para conferimento de valor CLIQUE AQUI
BATERIA: Nikon EN-EL15b Rechargeable Lithium-Ion Battery
LINK para conferimento de valor CLIQUE AQUI
CARTÃO DE MEMÓRIA: SanDisk 64GB Extreme PRO UHS-I SDXC Memory Card
LINK para conferimento de valor CLIQUE AQUI
Nesta quarta e última etapa, a meta é recuperar itens que me foram roubados e que complementam o funcionamento da câmera, otimizando o trabalho e consequentemente o resultado obtido seja em fotografia ou videografia. Grip de Bateria: Como trabalho em locais abertos e muitas vezes isolados é de fundamental importância que eu tenha um Grip de bateria, que me permite utilizar simultaneamente mais de uma bateria por vez, aumentando o tempo e durabilidade da câmera ligada, evitando assim, trocas constantes de bateria, o que pode acabar atrasando e muito o processo criativo, como em casos que tem que interromper uma entrevista ou cena de video porque a bateria se esgotou.
Bateria: Item fundamental para o funcionamento da câmera. Preciso ter comigo um kit com diversas baterias sempre carregadas, pois a maioria dos trabalhos que desenvolvo são em locais com ausência de possibilidade de carregar a bateria enquanto trabalho. Ou por falta de tomada no local ou até mesmo por falta de energia elétrica no local, por exemplo: Aldeia Indígena, Quilombo, Ruas de diversas cidades.
Cartão de Memória: Para um elevado tempo de resposta das fotografias e filmagens feitas por mim, é preciso que o cartão de memória seja altamente responsivo ao dialogar com a câmera. Essa qualidade de cartão permite o processamento das imagens com alta velocidade, assim, permitindo um fluxo de trabalho muito mais dinâmico, garantindo assim também conseguir planos sequências com mais precisão do momento. Por se tratar de fotografia, vale relembrar que um único segundo em que o cartão deixa de processar os dados para fazer uma nova foto, essa foto está perdida. Por isso, é extremamente importante o investimento também em cartão de memória com maior capacidade de armazenamento de dados, pois como disse anteriormente, muitas vezes, trabalho por dias em lugares inóspitos de muita dificuldade de levar materiais. Alguns cartões na carteira, são imprescindíveis para ir a campo e poder trabalhar sem a preocupação de que a qualquer instante o limite de captação de imagem será atingido.
CLIQUE AQUI PARA COLABORAR
Comments